Doenças e Tratamentos

Doenças e Tratamentos

Espondiloartrites
Espondiloartrites

O QUE É?

São um grupo de condições que compartilham algumas características clínicas e genéticas. Apresentam as seguintes manifestações.

  • Artrite, com preferência ao acometimento das articulações sacroilíacas e da coluna vertebral.
  • Fator reumatóide negativo no exame de sangue.
  • Inflamação de tendões e ligamentos que se ligam ao osso (entesites)
  • Presença do marcador genético HLAB27

Fazem parte deste grupo de doenças: Espondilite Anquilosante, Artrite Reativa (associada a doenças infecciosas), Artrite Psoriásica (associada a Psoríase), Artrites enteropáticas (associadas à doença de Crohn, Retocolite Ulcerativa, doença de Whipple, entre outras).

O que é Espondilite Anquilosante:

É uma doença mais comum no sexo masculino, com início dos sintomas normalmente no final da adolescência ou início da idade adulta (17 aos 35 anos de idade). Causa inflamação principalmente na coluna vertebral e nas articulações sacroilíacas (região das nádegas).

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Dor na coluna de modo lento e insidioso por algumas semanas, costuma causar dor nas nádegas, podendo espalhar para parte de traz das coxas e parte inferior da coluna. Observa-se que a dor melhora com exercícios e piora com o repouso, sendo pior pela manhã. Geralmente associado sensação de enrijecimento da coluna. Alguns pacientes podem se sentir globalmente doentes e cansados (fadiga).

Além da dor na coluna, eventualmente o paciente pode apresentar dor na planta dos pés, principalmente pela manhã, inflamação das articulações entre as costelas e coluna vertebral podendo causar dor no peito, artrite (inflamação de articulações) e uveíte (inflamação dos olhos).

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico deve ser feito por um reumatologista, depende da associação de uma série de sintomas e sinais clínicos, associados  achados laboratoriais e de imagem.

TRATAMENTO

Houve um recente avanço no tratamento desta condição. Inicialmente é realizado com anti inflamatórios. Algumas vezes são necessários medicamentos biológicos. A indicação do melhor tratamento é individualizada, dependendo da atividade e do acometimento da doença.

Contato
Contato
Sua mensagem será muito bem-vinda. Preencha o formulário e envie suas dúvidas e sugestões, ou agende uma consulta. Você também pode entrar em contato por WhatsApp pelo botão logo abaixo.