Vasculites

As vasculites são um grupo de doenças caracterizadas pela inflamação de vasos sangüíneos. Esses vasos inflamados podem obstruir, romper ou desenvolver um trombo, perdendo sua capacidade de levar oxigênio e nutrientes para tecidos e órgãos. São doenças muito raras, de causas não conhecidas.

Alguns exemplos são;

Vasculite de grandes vasos

• Arterite de células gigantes
  • Arterite de Takayasu

Vasculite de médios vasos

• Poliarterite nodosa
  • Doença de Kawasaki

Vasculite de pequenos vasos

• Granulomatose com poliangiíte (antiga Granulomatose de Wegener)
  • Poliangiite microscópica
  • Granulomatose eosinofílica com poliangiíte ( antiga Síndrome de
  • Churg-Strauss )
  • Vasculite urticariforme hipocomplementêmica

Vasculite de vaso variável

• Doença de Behçet

Os sintomas constitucionais geralmente estão presentes, como mal-estar, febre baixa, sudorese, fadiga, redução do apetite e perda de peso. Pode evoluir em semanas ou meses para dor, lesões de pele (livedo reticular, púrpura, nódulos, úlceras), alterações neurológicas, nos rins, pulmões, olhos e trato gastrointestinal.

Não existe um único exame diagnóstico, dependendo da queixa e da avaliação do médico reumatologista, os exames são solicitados, dentre eles, laboratoriais, tomografia computadorizada, angiotomografia, eletroneuromiografia, e em alguns casos, biópsia do tecido acometido.

O tratamento se baseia em corticóides, imunossupressores e agentes biológicos. O tratamento é individualizado para cada paciente.