Gota

A gota é uma doença inflamatória que acomete as articulações e ocorre quando a taxa de ácido úrico no sangue está em níveis acima do normal (hiperuricemia). Esse aumento pode ocorrer tanto pela produção excessiva quanto pela eliminação deficiente desta substância. É importante saber que nem todas as pessoas que estiverem com a taxa de ácido úrico elevada desenvolverão gota.

A maioria dos portadores de gota são homens de 40 até 50 anos, principalmente os indivíduos com sobrepeso ou obesos, com vida sedentária e usuário de bebidas alcoólicas com frequência.

Tipos:

Gota Aguda: doença extremamente dolorosa, que normalmente afeta uma articulação, abruptamente.

Gota Crônica: A dor e inflamação podem envolver mais de uma articulação, permanecendo continuamente, sem melhora, de forma crônica.

A artrite é o principal sintoma, uma inflamação causando dor, aumento de temperatura, vermelhidão e inchaço nas articulações, principalmente dedão do pé, tornozelos e joelhos. A gota é caracterizada, inicialmente por ataques recorrentes de artrite aguda, que freqüentemente começa durante a madrugada e é intensa o suficiente para despertar o paciente.  Também pode haver formação de cálculos, produzindo cólicas renais e depósitos de cristais de ácido úrico debaixo da pele, formando protuberâncias localizadas nos dedos, cotovelos, joelhos, pés e orelhas (tofos gotosos).

O diagnóstico da gota é feito sobretudo após um história clínica bem feita associada aos exames mostrando níveis elevados de ácido úrico no sangue. Outros exames podem ser solicitados como radiografias e dosagem de ácido úrico na urina.

Não há cura definitiva. O tratamento visa reduzir a dor e a inflamação nas crises, e correção da hiperuricemia subjacente com o objetivo de previnir episódios futuros e evitar lesões nas articulações.

A gota não é uma doença incapacitante e quando tratada adequadamente não interfere na qualidade de vida.

E se eu não tratar?

As crises podem ficar mais frequentes e intensas. Podendo gerar deformidades nas articulações e ainda apresentar depósitos de cristais em cartilagens, tendões, articulações e bursas.

Recomendações para os portadores de gota:

• Evitar o consumo de frutos do mar, sardinha, miúdos (rim e fígado), excesso de carne vermelha e pele de aves quando os níveis de ácido úrico estiverem altos porque você pode desencadear uma crise. Sob tratamento, esses alimentos podem ser ingeridos sem exagero
  • O consumo de bebidas alcoólicas também pode ser feito sem exageros quando os níveis de ácido úrico estiverem controlados
  • Evitar uma dieta hipercalórica, pois leva à obesidade que é um fator de risco para os portadores de gota, além do excesso de peso sobrecarregar as articulações inflamadas
  • Aumentar a ingesta hídrica
  • Procurar o tratamento e acompanhamento médico adequado caso haja doenças associadas como hipertensão arterial, diabetes, etc.