Doenças e Tratamentos

Doenças e Tratamentos

Fibromialgia
Fibromialgia

O QUE É?

A Fibromialgia é uma condição crônica que causa dores intensas por todo o corpo – bem como rigidez e tensão nos músculos, tendões e articulações, mas que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor. Ela é acompanhada de sintomas típicos, como sono não reparador (sono que não restaura a pessoa) e cansaço. Pode haver também distúrbios do humor como ansiedade e depressão, e muitos pacientes queixam-se de alterações da concentração e de memória. É mais comum entre mulheres com idades entre 25 e 60 anos.

Não há nenhum dano ou inflamação articular, como ocorre com a artrite, por exemplo. Não há nenhum dano aos órgãos internos do corpo, como acontece com o lúpus. A fibromialgia na verdade é uma síndrome, ou seja a doença é diagnosticada pelo aparecimento de um conjunto de sinais e sintomas.

A causa ainda não é totalmente esclarecida, mas a principal hipótese é que pacientes com fibromialgia apresentam uma alteração da percepção da sensação de dor. Alguns pacientes desenvolvem a condição após um gatilho, como uma dor localizada mal tratada, um trauma físico ou uma doença grave. O sono alterado, os problemas de humor e concentração parecem ser causados pela dor crônica, e não ao contrário.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

  • Dor muscular crônica
  • Espasmos musculares ou cãibras nas pernas
  • Problemas de sono
  • Fadiga severa
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Rigidez matinal
  • Dores de cabeça
  • Dificuldade de concentração
  • Sensibilidade na pele
  • Irritabilidade
  • Problemas intestinais

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é eminentemente clínico, com a história, exame físico e exames laboratoriais auxiliando a afastar outras condições que podem causar sintomas semelhantes. Não existe exame para confirmar a presença da fibromialgia.

Exames de imagem devem ser interpretados com muito cuidado, pois nem sempre os achados da radiologia são a causa da dor do paciente. A fibromialgia pode aparecer em pacientes que apresentam outras doenças reumáticas, como artrite reumatoide e lúpus eritematoso sistêmico, e muitas vezes dificulta uma completa melhora destes pacientes.

TRATAMENTO

A meta no tratamento é aliviar os sintomas com melhora na qualidade de vida. A fibromialgia não traz deformidades ou sequelas nas articulações e músculos, mas os pacientes apresentam uma má qualidade de vida. Não existe cura, mas muitos pacientes ficam longos períodos livre das dores quando a doença está bem controlada.

O principal tratamento é não-medicamentoso, ou seja, os cuidados do paciente consigo mesmo são mais importantes do que as medicações, embora estas também tenham seu papel. O principal tratamento da fibromialgia é o exercício aeróbico. Além disso, é importante o paciente entender sobre a doença (educação) e alguns casos terapia psicológica pode ser útil, principalmente para aprender a lidar com a dor crônica no dia a dia.

As medicações são úteis para diminuir a dor, melhorar o sono e a disposição do paciente com fibromialgia, para permitir a prática de exercícios físicos.

O objetivo do tratamento é a melhora qualidade de vida do paciente, que pode ser atingido com diagnóstico correto e tratamento adequado.

Contato
Contato
Sua mensagem será muito bem-vinda. Preencha o formulário e envie suas dúvidas e sugestões, ou agende uma consulta. Você também pode entrar em contato por WhatsApp pelo botão logo abaixo.