Bursites, Tendinites, Entesites
Bursite, Tendinites, Entesites

O QUE SÃO?

São lesões ou inflamações de estruturas que estão em volta das articulações. São importantes para uma boa função do sistema músculo- esquelético. Quando um desses componentes não funciona bem, pode levar a dor e dificuldade em realizar movimentos. Essas inflamações são habitualmente temporárias e não causam deformidade, mas podem se tornar crônicas. Na maioria das vezes são causadas por traumatismos locais, que podem ocorrer como um acidente único e violento com lesão imediata, ou pode ser o resultado de traumas crônicos resultantes de vícios posturais ou ocupacionais.

O que são as bursites?

As bursas são pequenas bolsas com líquido dentro, que têm como função proteger os músculos e tendões do contato com o osso e facilitar o deslizamento entre as estruturas. As bursites (inflamação das bursas) podem ocorrer em diversos locais do corpo, mas as mais comuns são nos cotovelos, joelhos, ombros e quadris.

O que são as tendinites?

Os tendões são uma extensão dos músculos e sua função é de ligar os mesmos aos ossos. À semelhança das bursites, as tendinites (inflamação nos tendões), também podem ocorrer em diversas localizações, sendo as mais comuns nos dedos das mãos (especialmente do polegar), ombros e nádegas.

O que são as entesites?

As ênteses são locais de inserção de um ligamento ou músculo no osso, e também podem sofrer inflamação (entesites). Os locais mais comuns das entesites são os cotovelos (comum nos tenistas e golfistas), joelhos e pés (conhecido popularmente como esporão de calcâneo e habitualmente associado à inflamação também da fáscia plantar – mais conhecida como a fasciíte plantar).