Artrite Psoriásica

A Artrite psoriásica (APs) é uma forma de artrite (dor e inchaço nas articulações) que pode acometer pessoas que possuem psoríase.

A psoríase  caracteriza-se pelo aparecimento de lesões avermelhadas, descamativas, que acometem principalmente joelhos, cotovelos e couro cabeludo.

Estima-se que entre 5% e 40% das pessoas que têm psoríase podem ter dor e inflamação das articulações. Os fatores que aumentam o risco de um paciente com psoríase cutânea desenvolver artrite, incluem presença de lesões em unhas, envolvimento cutâneo mais extenso e história familiar.

Existem cinco formas;

1 – Oligoarticuar: Envolve poucas articulações inflamadas, atinge menos que 5 juntas, principalmente articulações grandes como joelhos e tornozelos, podendo também envolver pequenas articulações de mãos e pés. É a forma mais comum.
2 – Forma poliarticular: Muitas juntas inflamadas ao mesmo tempo, assemelha-se a uma outra doença chamada artrite reumatóide. Pode evoluir com deformidades articulares. Pode acometer mãos, pés, joelhos, tornozelos.
3 – Acometimento das articulações distais dos dedos das mãos ( juntas próximas das unhas).
4 – Forma mutilante – provoca grandes destruições nas juntas, principalmente mãos e pés.
5 – Envolvimento preferencial da coluna – provoca dor constante na coluna vertebral, principalmente região lombar.

A clínica pode variar, por isso a avaliação de um médico reumatologista é necessária. O diagnóstico depende da associação de uma série de sintomas e sinais clínicos, achados laboratoriais e imagem (raio-X, ressonância magnética e ultrassonografia).